![]() |
Foto:Antônio Cruz/Agência Brasil |
Recentemente, Brasília foi sede do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, um evento que fomentou discussões acerca da importância das cidades intermediadoras para o desenvolvimento regional. Durante o evento, foi apresentado o Programa Cidades Intermediadoras, uma iniciativa do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), que visa fortalecer a rede de cidades intermediadoras para a oferta de serviços públicos e o apoio ao desenvolvimento económico regional.
Valtair Fritz, prefeito de Buritis( RO), manifestou a sua satisfação com as ações do governo às pequenas cidades e a necessidade de que as políticas públicas sejam coerentes com a realidade e as demandas dos municípios menores que enfrentam a falta de recursos. O Programa Cidades Intermediadoras também busca aliviar os grandes centros urbanos, por meio do estímulo a uma rede de municípios que possam colaborar.
A secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial - SDR é a responsável pela execução deste projeto. A meta da SDR é criar um sistema interligado de cidades para facilitar o acesso ao emprego, à renda e a serviços necessários. Adriana Melo, secretária da SDR, informou que o programa rise da Política Nacional de Desenvolvimento Regional(PNDR), e foca, portanto, a redução das desigualdades regionais, e transporte um desenvolvimento mais equilibrado nas regiões do Brasil.
Construindo uma Rede Policêntrica de Cidades
Um dos objetivos centrais do programa será construir uma rede de modo a atrelar o desenvolvimento dos polos às cidades secundárias fora das capitais. O papel dos municípios menores é que eles voltem a ser centros de oportunidades e serviços, resposta ao desenvolvimento interiorizado. Adriana Melo afirmou !"que a história do Brasil vocacionado para investir nas regiões litorâneas deve ser reavaliada e reestruturar o pensar sobre a importância das cidades intermediadoras". Portanto, a execução do programa deve redundar na ampliação do acesso às oportunidades de trabalho e traria o melhoramento da infraestrutura urbana e económica.
Os Próximos Passos e o Envolvimento Municipal
Os próximos passos são reuniões com os entes municipalistas, acompanhados pelos conselhos de federação, de forma a fazer o alinhamento das demandas e a definição das prioridades. Adriana Melo realçou a relevância da adesão dos novos prefeitos ao programa desde o início de suas gestões, sugerindo que essa prioridade deveria estar contida nas pautas dos 100 primeiros dias de governo. Por fim, o convite foi feito a todos os prefeitos presentes, estimulando uma atuação conjunta para o desencadeamento de plans de desenvolvimento em torno das cidades intermediárias.
A tratativa no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas não apenas refletiu o compromisso do governo government quanto ao desenvolvimento territorial, mas também lançou as bases de um futuro em que as cidades intermediárias cumpriram um papel decisivo na construção de um Brasil mais justo e equilibrado.
0 comentários:
Postar um comentário