![]() |
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil |
São Paulo experimentou um evento climatológico inédito, registrando 125,4 mm de chuva em apenas um dia. Essa quantidade é o terceiro maior volume de precipitação desde que o Instituto Nacional de Meteorologia começou a coletar dados em 1961. A alta daquele evento foi o recorde de 82 mm de chuva por uma hora; havia quedas de chuva de 15h a 16h.
Impactos imediatos na capital paulista
O temporal provocou uma chuva prolongada por vários setores da cidade. De acordo com a Enel, aproximadamente 26 mil 400 residências perderam a eletricidade por volta das 11 horas. O Metropolitano de São Paulo encarou sérias dificuldades, sobretudo na linha 1 azul que teve no intervalo parte de sua operação suspensa.
Um ônibus bateu de frente com um trem na linha 1-Azul entre as estações Tucuruvi e Santana.. Os trens seguintes se encontravam nesta mesma situação. Já nos outros trechos da linha os trens operavam em velocidade reduzida. Por exemplo, a linha 1 Azul é crucial para a mobilidade urbana como se vista a Estação da Luz e a Avenida Paulista.
Às imagens compartilhadas nas redes sociais, mostrando a imagem escandalosa do trem sacode completamente alagada no trem japonês Jardim São Paulo. Os passageiros, na verdade, precisam esperar nos corrimãos para descer das escadas e rampas cheias parecendo fios alagados que necessita infraestrutura de cidade em lidar com eventos recorrentes.
Colocando nova chuva para a mesma-base no fim de semana, autoridades municipais e estaduais estão na máxima concentração. Equipes de emergência e serviços públicos continuam a monitorar a situação e a responder intensivamente a trazer a normalidade.
A forte intensidade do temporal reforça a definição de uma infraestrutura urbana resiliente Sistemas de drenagem efetivo e urbanismo eficiente, que são obrigatórios para reduzir a dano por eventos climáticos e garantir a população.
Lições para o futuro
Esse evento ocorrido mostra que as cidades brasileiras estão muito em alerta. Infraestrutura adaptada às mudanças climáticas não mais se ajustam como escolha, mas exigência de cidades brasileiras. Além disso, a colaboração entre instituições, empresários e cidadãos é de primeira importância para minimizar as consequências e aumentar a segurança durante acontecimentos como o atual.
Fonte: Agência Brasil
0 comentários:
Postar um comentário