Foto:Joédson Alves/Agência Brasil
Defesa Civil emite aviso sobre temporais e riscos de alagamentos em diversas regiões do estado
Santa Catarina está novamente sob a ameaça de chuvas fortes, conforme alerta emitido pela Defesa Civil estadual. A previsão indica que, a partir da tarde desta segunda-feira, 20 de janeiro, a combinação de uma frente fria com a atividade de um ciclone marítimo poderá resultar em temporais isolados. Os cidadãos devem estar preparados para a possibilidade de raios, rajadas de vento intensas e até granizo em algumas áreas. Este aviso se torna ainda mais relevante após um fim de semana que, apesar de tranquilo em termos de precipitações, deixou a população em estado de alerta devido aos eventos climáticos recentes que causaram danos significativos.
O impacto das chuvas intensas já é conhecido em Santa Catarina. Na Grande Florianópolis, assim como nas regiões do Médio e Baixo Vale do Itajaí e nos litorais norte e sul, o risco de alagamentos e enxurradas é elevado. A Defesa Civil também destacou a possibilidade de destelhamentos, quedas de árvores e galhos, o que pode resultar em interrupções no fornecimento de energia. Com temperaturas que devem ultrapassar os 35 graus Celsius em áreas como o Grande Oeste e litoral catarinense nos dias seguintes, o cenário se torna ainda mais complexo, pois a elevação das temperaturas pode culminar em instabilidades climáticas, especialmente na quinta-feira, 23 de janeiro .
A situação é crítica, especialmente considerando os eventos climáticos da semana anterior, que resultaram em destruição e desabrigaram centenas de famílias. Até o último sábado, a Secretaria Estadual de Proteção e Defesa Civil contabilizou cerca de 320 desabrigados e 995 desalojados. A cidade de Governador Celso Ramos, que registrou uma fatalidade relacionada às chuvas, foi uma das várias localidades que decretaram estado de emergência. Outros municípios afetados incluem Balneário Camboriú, Biguaçu e Florianópolis, todos enfrentando a necessidade de mobilização e ajuda para atender às demandas emergenciais da população.
Diante deste cenário, a orientação das autoridades é que os moradores fiquem atentos às atualizações e sigam as recomendações da Defesa Civil, garantindo assim sua segurança e a de suas famílias. As chuvas fortes representam não apenas um desafio imediato, mas também um lembrete da vulnerabilidade das regiões afetadas pelos extremos naturais. À medida que a meteorologia avança, a população deve preparar-se para responder a essas condições adversas.
Fonte: Agência Brasil
0 comentários:
Postar um comentário