![]() |
Foto:Rafa Neddermeyer/Agência Brasil |
Estimativas do mercado financeiro brasileiro para o IPCA revisou para cima a inflação de 2025 sendo, com a expectativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo revisada de 5.08% em 2025 para 5,.5%. Trazendo os números, é possível consultar o Boletim Focus, publicado semanalmente pelo Banco Central para revisar a expectativa de instituições financeiras de uma conjuntura econômica do país.
Previsões de inflação próximos anos
Revisar as previsões de forma anual para 2025 também foi revisada, a previsão para os anos seguintes também foi discreminada . 2026, as expectativas subiram de 4.1% para 4,22%, 2027 em 3,9% e 2028 em 3,73…. O que é levado acima do teto da meta estipulada pelo Conselho Monetário Nacional CMN de 3% mais ou menos com 1,5% de margem. E isso significa que o limite suprem 4,5% para 2024. Os preços elevados encerraram 2024 com 4.83%…
Impacto nos preços e orçamento das famílias
O grupo com maior peso nas previsões inflacionárias foi o alimentos e bebidas, diretamente influenciando o grupo de custo de vida das famílias presentes no Brasil com o teto da inflação revisado, ele utilizava a taxa da SELIC e agora é usada como principal ferramenta de alta dos preços pelo BC.Até o momento a taxa Selic está em 12,25% ao ano.
A subida dos juros é uma forma de desacelerar a demanda muito forte, ajudando a conter a inflação. Entretanto, essa política também morde o crescimento econômico, com o crédito mais caro, menos consumo e investimentos.
Projeções para o PIB também foram refeito
As previsões para o crescimento da produção interna bruta no Brasil também caíram levemente. De acordo com a pesquisa, o crescimento exátil para 2025 era de 2,04%, que passou a ser 2,06% e 1,72% para 2026.
Os desafios para a economia brasileira
Esse cenário revisado de inflação e desempenho econômico refaz o horizonte de preocupas com relação à dinâmica que a inflação vem sofrendo e as implicações do fenômeno para a política monetária. Quando se refere à CNB, o grande desafio do Banco Central é encontrar o alvo certo para além do término do ataque inflacionista às condições favoráveis do crescimento.
Com a sobreposição das metas de inflação acima do limiar de cima em vista, toda atenção vai para o BC e as estratégias utilizadas para conter os preços, sem comprometer a economia.
. Fonte: Agência Brasil
0 comentários:
Postar um comentário