Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Oportunidade para Conclusão de Projetos na Saúde
O governo federal anunciou a prorrogação do prazo para que gestores municipais e estaduais assinem o Termo de Repactuação para Retomada de Obras na Saúde (TRR), que faz parte do Novo PAC. Agora, os gestores têm até o dia 17 de janeiro para realizar essa adesão, uma medida que visa assegurar que 100% dos estados aptos possam finalizar o cadastro e, consequentemente, garantir o término de obras essenciais para a saúde pública.
Este novo prazo é de extrema importância, pois permitirá a conclusão de obras que são fundamentais para o atendimento à população. O investimento previsto para essa etapa ultrapassa os R$ 353 milhões, recursos que serão direcionados para a finalização de diversas estruturas de saúde, incluindo 137 Academias de Saúde, 10 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), 3 Centros de Parto Normal (CPN), 5 Centros Especializados em Reabilitação (CER), além de 808 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 28 Unidades de Pronto Atendimento (UPA), entre outras.
Como Realizar o Cadastro
Os gestores interessados podem regularizar os cadastros de duas maneiras: através do Sistema de Monitoramento de Obras (SISMOB) ou pelo InvestSUS. Essa regularização não apenas facilita o andamento das obras paradas, mas também oferece a oportunidade de ressarcimento para projetos já concluídos que foram financiados com recursos próprios.
Até o momento, segundo o Ministério da Saúde, 153 das 203 obras que aderiram à repactuação já estão com o termo assinado e prontas para iniciar o processo licitatório e receber os recursos federais necessários para suas finalizações.
Suporte Disponível
Para esclarecer dúvidas e obter suporte durante o processo de adesão, os gestores podem contatar a equipe de apoio pelo WhatsApp no número (61) 3315-2223, além de disponibilizar um e-mail e um site oficial do programa, onde é possível receber orientações e agilizar as atividades relacionadas às obras.
Conclusão
A prorrogação do prazo para adesão à Retomada de Obras do PAC representa uma importante oportunidade para os gestores de saúde garantirem a conclusão de projetos críticos, que impactarão diretamente a qualidade do atendimento à população. Com um investimento significativo e um suporte adequado, o governo busca assegurar que mais obras sejam finalizadas, contribuindo para a melhoria da infraestrutura de saúde no Brasil.
Fonte: Brasil 61.
0 comentários:
Postar um comentário