Mercado de Trabalho e as Novas tecnologias, O Que Se Pode Esperar Para o Futuro?

 

Quais as previsões para o mercado de trabalho no Brasil para os próximos anos e como sobreviver em um mundo tão tecnológico.

 

Como se manter atual em nosso tempo com tantas mudanças

Nos últimos anos as novidades tecnológicas tem surgido quase a velocidade da luz e um desafio é nos manter atuais e importantes para que empresas busquem queiram manter em seus quadros de funcionários essas pessoas.
A impressão que temos é que nunca é o bastante, apesar dos esforços para nos manter atuais, todo dia surgem novidades no mundo e o que sentimos é que sempre estamos a um passo atrás  em não importa o que façamos sempre vamos está precisando nos atualizar.
Isso tem tanto pontos positivos quantos negativos, sempre estaremos em busca da perfeição, da atualização e nunca podemos pensar que já é o suficiente, em anos atrás o sonho de muitos brasileiros era uma graduação, isso por sí só já era suficiente para se garantir no mercado de trabalho, hoje em dia, uma simples graduação já não garante nada e a busca pelo conhecimento vai nos acompanhando no decorrer de nossas vidas profissionais.

 

Uma concorrência desleal com a tecnologia



Uma das novidades tecnológicas dos últimos anos tem sido  o surgimento da IA ( Inteligência Artificial), que tem assustado muitos a cada nova invenção.
O que a alguns anos surgiu como simples assistentes virtuais que nos atualizavam com informações sobre o tempo, a hora ou tocavam músicas em nossos smartphone, hoje dirige carros, personaliza os anúncios que aparecem em nossas redes e é capaz até de substituir pessoas em certas atividades profissionais.
Daí surge uma pergunta que tem incomodados lideres mundiais, O que fazer com essa mão de obra "obsoleta?", ou seja, o que fazer com as pessoas que estão sendo substituídas pelas IA?.
Essa meus caros leitores tem sido a pergunta de um milhão de dólares.

 

Faça do Limão uma limonada



Diante de um futuro aparentemente tão sombrio, o que devemos esperar, ou melhor, o que devemos fazer, uma velha tática de guerra diz que a melhor defesa, é o ataque, podemos usar esse mesmo princípio para o nosso problema "tecnológico". por que um dos benefícios que temos hoje em dia, e que não tínhamos em um passado recente, é justamente a quantidade de informações a nossa disposição, e é evidente que nunca vamos conseguir absorver todas as informações que surgem diariamente, mas, podemos ter um foco, isso mesmo, para tirar proveito desse 
tsunami de informações que surge diariamente, temos que saber usar, e uma das formas mais corretas é focar em um nicho, se tornar um expert nesse nicho e usar todas as ferramentas que temos para absorver tudo o se pode sobre esse determinado assunto.
Não adianta querer saber tudo, isso é impossível, e por mais que tentemos nunca vamos conseguir, é perda de tempo e de energia, em vez disso, manter o foco em um determinado assunto é perfeitamente possível e trará muitos resultados positivos.

 

Ser o primeiro a ser lembrado


Quando você quer fazer uma pesquisa na internet, qual o primeiro nome que vem a sua mente?
Pode até ser que alguém tenha um outro nome, mas, me arrisco a dizer que 99% dos internautas pensam no Google, isso por que esse nome se tornou sinônimo de competência, você utiliza o buscado do Google, por que sabe que ele vai entregar o que você está precisando, isso é a mesma coisa que precisa acontecer com quem quer se diferenciar da concorrência, o seu nome precisa ser o primeiro a surgir na mente de quem procura por um profissional na sua área, seja a pessoa que faz a diferença, se distinguir dos outros leva tempo, dá muito trabalho, é pra poucos, mas o resultado é satisfatório.
Seja um Google na sua área de atuação, não se conforme em ser apenas útil, seja indispensável.

Sobre Antonio furtado

Antonio Furtado é brasileiro, casado, graduando em direito e o criador do portal de notícias Internet Produtiva. Com ampla experiência e dedicação, ele se destaca por abordar os assuntos mais relevantes do momento, trazendo informações confiáveis e análises claras para seus leitores. Apaixonado por compartilhar conhecimento, Antonio transforma o complexo em acessível, conectando seu público ao que realmente importa.

0 comentários:

Postar um comentário